Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

80 anos da Nacional: maestro Moacir Santos é homenageado

Momento especial dos 80 anos da Rádio Nacional do Rio de Janeiro falou

Nesta sexta-feira (29), ainda como parte da comemoração dos 80 anos da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, os programas Revista Brasil e Todas as Vozes realizaram mesa redonda em homenagem ao maestro Moacir Santos. O ano de aniversário da Rádio também coincide com os 10 anos de partida do maestro negro, que também em 2016 (26 de julho) completaria 90 anos. Moacir Santos foi maestro da Rádio Nacional do Rio nas décadas de 40 e 50.

 

Para falar um pouco mais sobre essa figura tão especial, tanto para a história da Rádio Nacional como para a música brasileira e internacional, foram convidados o baterista, cantor e compositor, Wilson das Neves; a cantora e compositora, Alaíde Costa; e a flautista e pesquisadora, Andrea Ernest Dias.

 

Em seu depoimento Wilson das Neves lembrou que Moacir foi mestre da maioria dos músicos brasileiros e se tornou uma referência. “Moacir é uma pessoa dócil, digo é porque está vivo pra mim, Moacir era um músico extraordinário, de uma sensibilidade que poucos têm, respeitado no mundo inteiro. Moacir não queria ter nada, ele queria ser e foi”, resumiu.

 

Segundo Alaíde Costa, maestro Moacir era uma pessoa maravilhosa, um músico excepcional. “Difícil achar palavras para definir minha admiração. Sou muito grata a ele, por uma série de fatores, inclusive por um piano que tenho aqui em minha casa que pertenceu a ele”, contou.

 

Andréa Ernest explicou que historicamente os negros no Brasil têm dificuldades em desenvolver seus méritos e carreiras, e que com Moacir não foi diferente, contudo, explicou que o músico superou os desafios. “O esforço dele, o mérito dele, a musicalidade dele foram estímulos para ele superar justamente essa fase. E a prova disso são todas as obras que ele deixou e todos os campos que ele trabalhou, desde o campo sinfônico”.

 

Ainda durante a mesa foram transmitidos áudios históricos sobre músico, entre eles, um áudio de 24 de setembro de 1954 do lançamento de Moacir Santos como maestro na Rádio Nacional.

 

Clique no player e ouça a mesa redonda comandada por Válter Lima, da Rádio Nacional de Brasília; e Marco Aurélio, da Rádio MEC AM do Rio de Janeiro.



Criado em 29/07/2016 - 15:38 e atualizado em 01/08/2016 - 11:02

Mais do programa