Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Um em cada três brasileiros culpa a mulher por estupro, diz pesquisa

O levantamento foi encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança

Um em cada três brasileiros consideram a mulher culpada em casos de estupros. O dado foi revelado em pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), com dados coletados pelo Datafolha. A mostra que 42% dos homens acham que a violência sexual acontece porque a vítima não se dá ao respeito ou usa roupas provocativas. O levantamento intitulado #APolíciaPrecisaFalarSobreEstupro também informa 32% das mulheres têm a mesma opinião dos homens.

 

Para repercutir o resultado deste levantameno, o Revista Brasil entrevisou a diretora Executiva do FBSP, Samira Bueno. Segundo a diretora, o objetivo foi captar a percepção da população em relação às vítimas de estupro, bem como a percepção em relação ao atendimento prestado pelas instituições oficiais. Ela diz que o resultado do estudo, que apontou que um em cada três brasileiros culpa a mulher em caso de estupro, é um dado alarmante: "isso é algo que preocupa demais", diz.

 

Ela ressalta que em geral se cria a ideia de que o agressor sexual é um monstro, um grande criminoso, quando muitas vezes, o estuprador é o primo, é o padastro, o vizinho, é o homem da escola: "temos que lembrar que o estupro não é uma questão apenas de sexo, de violência sexual, o estupro é uma questão de poder, de dominação".

 

Saiba mais sobre esta pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no player acima.



Jogos Olímpicos e Paralímpicos: qual o legado?

Empresas têm dificuldades em cumprir lei de cotas para deficientes

Criado em 21/09/2016 - 15:44 e atualizado em 21/09/2016 - 13:06

Mais do programa