Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

País tem boa legislação de proteção à criança, mas realidade ainda é dura

Um dos grandes desafios é conter as mortes motivadas pela violência

O que uma criança precisa para ter um futuro melhor? Para o coordenador do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Estado de São Paulo, Ariel de Castro Alves, elas devem ser colocadas sempre a salvo, protegidas diante da negligência, exploração, violência e opressão. 

 

Em entrevista ao programa Revista Brasil desta quarta-feira (12), ele destacou que o país tem uma boa legislação para garantir a proteção e a garantia dos direitos fundamentais aos menores, embora essa não seja a realidade de boa parte das crianças do país.

 

"Nós temos uma população de 60 milhões de crianças e adolescentes no Brasil, mas sabemos que, segundo números do Fundo das Nações Unidas para a Infância e Juventude, 40% ainda vive em situação de extrema pobreza. Isso muitas vezes acaba interferindo no desenvolvimento saudável dessas crianças. Muitas estão excluídas das escolas, muitas estão exploradas no trabalho infantil".

 

Segundo Ariel de Castro Alves, 3,4 milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 16 anos ainda estão fora das escolas "apesar de termos, hoje, 98% das crianças matriculadas no ensino fundamental e 85% dos adolescentes no ensino médio". Ele destacou, ainda, as conquistas com o Estatuto da Criança e do Adolescente e disse que o maior desafio, atualmente, é conter a onda de violência urbana, que faz diariamente muitas vítimas entre as crianças e os jovens.

 

Confira a entrevista na íntegra ouvindo o player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar de segunda a sábado, de 8h às 10h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Criado em 12/10/2016 - 17:09 e atualizado em 12/10/2016 - 14:17

Mais do programa