Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

CNJ: Justiça baixou cerca de 30 processos para cada 100 que tramitaram em 2015

Os dados são do relatório "Justiça em Números 2016", elaborado pelo

De cada 100 processos que tramitaram em 2015 em todo o Poder Judiciário, somente 30,8, em média, tiveram baixa no mesmo ano. Os dados são do relatório "Justiça em Números 2016", elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que este ano traz novos indicadores como a taxa de congestionamento líquida do Poder Judiciário, que mede o percentual de casos que permaneceram pendentes de solução ao final do ano, em relação aos processos que tramitaram no período.

 

Sobre o assunto o programa Revista Brasil entrevistou o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil – Ajufe, Roberto Carvalho Veloso. Ele explica que tem uma quantidade muito grande de processos.
“112 milhoes de processos é praticamente um processo para cada habitante, considerando que nós temos em um processo duas partes, ou seja, o autor e o réu”, justifica.

 

Roberto esclarece que muito desse estoque é decorrente do próprio estado brasileiro. A União, os estados, os municípios são os grandes reivindicantes da justiça, tanto da justiça federal quanto da estadual.

 

Ouça a entrevista na íntegra no player acima. O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima



Criado em 19/10/2016 - 14:49 e atualizado em 19/10/2016 - 15:51

Mais do programa