Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu Kuahí preserva identidade cultural de indíos do Oiapoque

Museu dos povos indígenas engloba todas as etnias da região de

Os povos indígenas do Oiapoque possuem um lugar especial para a preservação de sua história e sabedoria. É o Museu Kuahí, que integra os múltiplos saberes das populações indígenas, promove o respeito à sua identidade cultural e oferece atividades de intercâmbio entre as aldeias, instituições acadêmicas, museus nacionais e internacionais e organizações sócio-ambientais.

 

 

Sobre o assunto, o Revista Brasil desta terça-feira (6) conversa com o coordenador do Museu dos Povos Indígenas do Oiapoque – Kuahi, Luiz Bezerra. Ele informa que o Museu Kuahí existe aproximadamente há uns 18 anos. “É o primeiro museu indígena em área de fronteira no Brasil.”

 

 

Luiz Bezerra explica que o Museu Kuahi tem o projeto Museu Itinerante. Eles viajam de barco descendo o rio Oiapoque, Gurupi e outros, visitando as comunidades indígenas, levando o que o museu tem para mostrar e trazem a produção artesanal dessas regiões para expor e vender no museu.

 

 

Luiz esclarece que o museu dos povos indígenas engloba todas as etnias da região de fronteira do norte do país, no Amapá.

 


Saiba mais sobre o assunto, ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília, em rede com as Rádios Nacional da Amazônia, do Rio de Janeiro e do Alto Solimões. Apresentação: Valter Lima, Dylan Araujo e Sula Sevillis.



Exposição no Museu do Índio, no Rio, apresenta cultura Ashaninka

Criado em 06/12/2016 - 19:08 e atualizado em 06/12/2016 - 17:16

Mais do programa