Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Virus Mayaro, outro vírus transmitido por mosquitos no Brasil

Febre Mayaro tem quadro clássico de artralgia, que é dor nas

Além da Zika, dengue e chikungunya, agora um vírus que pode ser transmitido pelo Aedes aegypti, o vírus Mayaro. Sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou o veterinário, especialista em entomologia médica, mestrado em parasitologia, doutorado em medicina tropical pela Fiocruz, Alex Pauvolid-Corrêa.

 


Ele explica que o vírus é transmitido por mosquitos selvagens, de hábitos diurnos e que têm atividades principalmente em áreas de florestas. “O que se pode diferenciar do mayaro é que diferentemente do dengue, a febre mayaro tem um quadro clássico de artralgia, que é dor nas articulações, que também acontece com o vírus chikungunya”, esclarece.

 


Segundo Alex, o vírus mayaro é conhecido no Brasil desde meado da década de 50. Mayaro foi isolado primeiro em Trinidad, próximo a costa da Venezuela e logo no ano seguinte foi detectado uma epidemia na amazônia brasileira.

 

 

Saiba mais sobre o assunto, ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília, em rede com as Radio Nacional da Amazônia, do Rio de Janeiro e do Alto Solimões. 

 

Apresentação Valter Lima,



Criado em 22/12/2016 - 17:56 e atualizado em 27/01/2017 - 14:29

Mais do programa