Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

População carcerária aumenta 86% numa década

Sobre o assunto o Revista Brasil entrevistou a socióloga Flávia

A população carcerária no Brasil está em aumento crescente. O colapso do sistema penitenciário brasileiro (sistema de barbárie) está mais do que evidente. Só entre 2003 e 2013 o aumento foi de 86% (a população brasileira no período cresceu menos de 15%). Os dados de 2014 do Sistema Integrado de Informação Penitenciária – Infopen,  são os mais atuais. Em 2014 a gente tinha 622 mil presos. A taxa de presos era de 306 por 100 mil habitantes.

 

Sobre o assunto o Revista Brasil entrevistou a socióloga, pesquisadora do Instituto Avante Brasil e colaboradora do levantamento sobre população carcerária no Brasil, Flávia Mestriner Botelho. Ela explica que o grande problema de vagas já existe ha alguns anos. “Hoje a gente tem quase 2 presos por vagas no nosso sistema penitenciário”.

 

Segundo Flávia, além do novo censo para abertura de vagas, da construção de presídios, tem que mudar é a política de encarceramento.

 

Ela considera educação é muito importante. Se você constrói escola não vai precisar construir presídios. E a gente tem um deficit muito grande. Tem uma pesquisa da Avante Brasil que mostra como a construção de escola vem diminuindo e a construção de presídios aumentando.

 

Saiba mais sobre o assunto, ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília, em rede com as Radio Nacional da Amazônia, do Rio de Janeiro e do Alto Solimões.  Apresentação: Valter Lima.



Criado em 10/01/2017 - 16:17 e atualizado em 10/01/2017 - 16:16

Mais do programa