Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Médicos recebem alerta sobre prevenção e transmissão do vírus HIV

Recomendação do Conselho Federal de Medicina é específica para médicos

Segundo o médico psiquiátrica e presidente do Conselho Regional de Medicina do Goiás, Salomão Rodrigues Filho, a recomendação é específica para os médicos que são portadores de HIV e que exercem a Medicina. "A última advertência tinha sido feita em 1992, mas de lá para cá muita coisa foi acrescentada ao conhecimento sobre a doença. Hoje, se recomenda aos médicos manter todos os cuidados necessários e usarem todos os equipamentos para proteger os pacientes", afirma o médico.

 

Essa recomendação aconteceu por conta de um caso que ocorreu nos Estados Unidos, em que um cirurgião dentista teria transmitido a doença para cinco de seus pacientes.

 

A recomendação alcança também os hospitais, um local que deve garantir que o médico portador de HIV não transmita o vírus para seus pacientes. 

 

Segundo o presidente, o índice de profissionais médicos com HIV é muito baixo, e basicamente no Brasil não existe a transmissão médico-paciente, no entanto é necessário que ele esteja bastante consciente, cuidadoso e atualizado para que isto não ocorra.

 

Ouça mais:

Saúde inicia ações de prevenção de DST-Aids no Carnaval 2015

 

Acompanhe esta entrevista sobre o assunto ao programa Revista Brasília, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h, com apresentação do jornalista Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 02/02/2015 - 14:46 e atualizado em 02/02/2015 - 21:29