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Governo simplifica rotina na Administração Pública do Distrito Federal

Objetivo é racionalizar os processos e tornar os precedimentos

O governador Rodrigo Rollemberg publicou nesta quarta-feira (20) um decreto que dá as linhas gerais do que é preciso fazer para simplificar a rotina na Administração Pública do Distrito Federal. Para o subsecretário de Desburocratização e Modernização do Distrito Federal, Rodrigo Lustosa Barbosa, o decreto do GDF é uma espécie de ato normativo que serve como guarda-chuva para um conjunto de ações. Primeiro, determina aos órgãos que observem e adotem práticas e métodos de simplificação de seus procedimentos. A aplicação na Saúde, Justiça, Agência de Atendimento à Fazenda, se aplica inclusive ao Procon, o que introduz mudanças interessantes para o cidadão.

 

A primeira é a eliminação da exigência de reconhecimento de firmas e autenticação de documentos produzido no DF. Ou seja, o cidadão que chega a um balcão de atendimento da administração pública do DF não precisa de ter a fotocópia dele autenticada. O próprio servidor público que o atende pode fazê-lo no ato porque ele tem fé pública, não necessitando ir de um lugar para outro para pegar autenticação ou reconhecimento de firma.

 

Outra coisa importante que o decreto determina é que se o Estado já tiver uma determinada informação sobre o cidadão, não deverá pedi-lo novamente. A secretaria de Gestão do Território tem acesso ao banco de dados da Secretaria de Fazenda por exemplo e terá todas as informações sobre o cidadão.

 

Confira as informações sobre a desburocratização no DF nesta entrevista ao Revista Brasília.

 

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Revista Brasília vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação do jornalista Miguelzinho Martins.



Criado em 20/05/2015 - 18:40 e atualizado em 20/05/2015 - 18:48