Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cooperação entre universidades brasileiras e estrangeiras melhora parcerias

Objetivo é estreitar laços para o desenvolvimento de programas em

A Universidade de Brasília fechou o ano de 2014 com 238 convênios de cooperação com universidades estrangeiras. Os números foram informados pelo professor de Relações Internacionais da UnB, Eitti Sato, nesta quinta-feira (30) durante entrevista ao programa Revista Brasília.

 

Na avaliação de Eitti Sato, o  fato da Universidade de Brasília estar na capital do país acaba trazendo uma vantagem porque todas as autoridades que visitam o país têm interesse de desenvolver algum trabalho de cooperação na área acadêmica. "Do ponto de vista de pesquisadores e estudantes, se vê também esse movimento no sentido de atuar e construir esse tipo de cooperação, e a UnB aos poucos vai sedimentando essas avenidas de cooperação que são importantes", afirma.

 

De acordo com o professor, mesmo que se diga que há uma política da UnB de fortalecer essa cooperação com outras universidades, para que essa cooperação dê resultado, ela depende muito de pessoas que estão por trás desses arranjos. Ainda de acordo com Eitti Sato, esse acordo de cooperação não põe em destaque de imediato, é sim, um trabalho de formiguinha e vai se formando a perspectiva de uma atuação internacional mais intensa.

 

Ele explica que algumas áreas do conhecimento conseguem desenvolver mais atividades de cooperação internacional: "a faculdade de Tecnologia se mostra mais dinâmica em relação a algumas outras, assim como o departamento de História pode se revelar interessado em relação a outras universidades".

 

Confira a entrevista na íntegra ao programa Revista Brasília, com a jornalista Solimar Luz, na Rádio Nacional de Brasília.



Unb disponibiliza multiincubadora para apoiar startups

Alunos de empresa júnior da UnB desenvolvem poste de luz solar

Criado em 30/07/2015 - 16:05 e atualizado em 30/07/2015 - 12:58