Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Nanossatélite é desenvolvido pela UnB para análise ambiental

Projeto da Agência Espacial Brasileira é liderado pela Universidade de

Um nanossatélite desenvolvido por estudantes da Universidade de Brasília (UnB) vai coletardados ambientais do Brasil. O projeto da Agência Espacial Brasileira (AEB) é liderado pela UnB em parceria com instituições nacionais e estrangeiras.

 

O Revista Brasília desta segunda-feira (20) entrevistou o estudante da Universidade de Brasília (UnB) e bolsista da Agência Especial Brasileira (AEB), Pedro Nehme para dar mais detalhes sobre o projeto.

 

Ouça também: Alunos de empresa júnior da UnB desenvolvem poste de luz solar

 

Segundo ele, o nanossatélite é um satélite pequeno que cabe na mão e pode ser manuseado facilmente, mas com uma missão complexa, porque capta qualquer tipo de informação, por exemplo, esta primeira missão desenvolvida dentro deste programa tem o objetivo de captar alguns dados de plataforma que estão em solo, como os utilizados na meteorologia, umidade, nível de rios e quantidade de chuvas e retransmite esses dados para um satélite que está orbitando a terra e em seguida para uma estação de solo.

 

Pedro Nehme explica que com isto é possível obter uma melhoria no sistema de meteorologia no Brasil. A missão é uma prova de conceito e é experimental que pretende utilizar uma constelação de nanossatélite do futuro para realizar este tipo de medição.

 

O lançamento do nanossatélite será feito a partir de estação internacional, que foi integrado ao H2, um foguete japonês, que será enviado junto com outros suprimentos de cargas para a Estação Espacial. O astronauta vai montá-lo em um módulo especial, e a partir do satélite em órbita, jogar para fora da estação espacial. Isto é importante porque ele tem uma missão muito forte na parte educacional, para os cursos de Engenharia, diz o estudante.

 

Confira as informações detalhadas sobre este nanossatélite nesta entrevista ao programa Revista Brasília na Rádio Nacional de Brasília no player acima. 

 

 



Criado em 20/07/2015 - 17:41 e atualizado em 20/07/2015 - 15:10