Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Valparaíso de Goiás: cidade do Entorno do DF é destaque do Revista Brasília

Ouça entrevista com a prefeita Lucimar Nascimento. Ela fala sobre a

Com mais de 48 bairros, Valparaíso de Goiás (GO), cidade do no Entorno do Distrito Federal, já está chegando a 200 mil habitantes, é o segundo menor território do estado de Goiás, com a maior densidade populacional, ou seja, a cidade que mais cresce em população no Brasil. A cidade pertence à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

 

Valparaíso de Goiás é o destaque do quadro Conheça Sua Cidade desta sexta-feira (16). Para isso, entrevistou a prefeita Lucimar Nascimento, que falou sobre a cidade e sobre questões como segurança pública, educação e infraestrutura.

 

Lucimar Nascimento começa explicando que não existe relação de Valparaíso com a cidade chilena de  mesmo nome. Segundo ela, um dos engenheiros que projetou o Núcleo Residencial Valparaíso, em 1979, era nascido na cidade chilena e quis homenagear suas origens.

 

A história de Valparaíso é dividida em várias fases, afirma a prefeita. “Há o primeiro loteamento da cidade, que é o São Bernardo, em 1957, antes da inauguração de Brasília. Em 1979, por meio da empresa Encol, foi construído o Núcleo Residencial Valparaíso, para atender uma demanda de moradores do Distrito Federal, já naquela época. Em 1986 foi criado o Distrito de Luziânia, Valparaíso, e em 1995, depois de três processos de plebiscito, concretizou-se a emancipação do município em 1995, e em 1996 houve a primeira eleição, com a escolha do primeiro prefeito e dos primeiros vereadores da cidade.”

 

Quando à infraestrutura, saúde, educação, transporte e segurança, o município não conseguiu acompanhar o crescimento populacional, segundo a própria Lucimar Nascimento. Ouça o que disse a prefeita ouvindo a entrevista completa disponível no player acima.

 

Confira outros destaques do quadro Conheça Sua Cidade

 

O Revista Brasília vai ao ar de segunda a sexta-feira, na Rádio Nacional de Brasília AM (980KHz), das 10h ao meio-dia. A apresentação é de Miguelzinho Martins.



Criado em 16/10/2015 - 15:45 e atualizado em 16/10/2015 - 12:42