Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia Internacional de Direitos Humanos: entenda a importância da data

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada há 67 anos, é

Hoje (10) é o Dia Internacional de Direitos Humanos. Mas qual a importância dessa data? Para o secretário-adjunto de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do DF, Carlos Alberto Santos de Paulo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada há 67 anos, é considerada um marco que fundamenta a preservação da vida.

 

Carlos Alberto Santos de Paulo analisa que os direitos humanos estão acima de qualquer outro direito. "Os direitos humanos são o principio da formulação da ética nas relações pessoais", explica. Para ele, quando se fala em direitos humanos, se fala inclusive da violência da omissão do Estado, e todas as ausências que são de responsabilidade do governo.

 

Este Dia Internacional dos Direitos Humanos é o encerramento de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. O secretário lembra que no dia 25 de novembro, nos Estados Unidos, um homem matou mulheres que faziam o curso de Engenharia Civil, por ele entender que mulheres não deveriam fazer esse curso. Segundo ele, esta data passa a ser um elemento emblemático, e por isso, a partir do dia 25 de novembro, esta campanha mundial vem consagrar com um momento importante pelo fim da violência contra as mulheres.

 

Confira esta entrevista sobre direitos humanos ao programa Revista Brasília, com Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.



Hoje é o Dia Internacional dos Direitos Humanos

Os desafios para a universalização dos direitos humanos

Criado em 10/12/2015 - 18:02 e atualizado em 10/12/2015 - 16:02