Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Perspectivas 2016: conheça as políticas públicas do GDF para população idosa

Aumento da expectativa de vida ampliam os desafios para a efetiva

Dando segmento a série de entrevistas sobre as perspectivas do Distrito Federal para 2016, o Revista Brasília conversou nesta quarta-feira (13) com o subsecretário de Políticas de Direitos Humanos, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do DF, Coracy Chavante sobre as políticas públicas para população idosa.

 

Segundo ele, o desafio é fortalecer rede de atendimento e de atenção ao idoso, na área de segurança, saúde e assistência social. O aumento da expectativa de vida aumentam ainda mais os desafios para a efetiva garantia de direitos dos idosos, afirma Coracy Chavante.

 

Dentro do planejamento para 2016, o subsecretário disse que existe uma demanda reprimida de atendimento. Por isso, a secretaria está se esforçando para ampliar e atuar na prevenção, nos serviços de atenção básica, promovendo saúde, a reinserção do idoso no mercado de trabalho e na convivência comunitária, esclarece.

 

Quanto à questão da discriminação e preconceito na sociedade, Coracy Chavante lembra que a Central Judicial do Idoso tem recebido denúncias de violência e exploração financeira, cometida por filhos.

 

De acordo com o subsecretário, este é um dos maiores desafios, porque 63% dos casos de violência contra o idoso são cometidas por filhos.

 

“É necessário educar, conscientizar a sociedade a respeitar o idoso e garantir canais de autonomia, para que ele consiga superar essa situação e ter suporte dentro da própria família.”

 

Denúncias contra maus-tratos podem ser feitas ao Disque 156 (opção 8), ao Dique 100 e aos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que lidam com violação de direitos.

 

Confira as informações sobre as perspectivas para a população idosa do Distrito Federal nesta entrevista ao Revista Brasília, com apresentação de Solimar Luz.

 

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h da manhã, na Rádio Nacional de Brasília.



Secretário de Cultura fala sobre perspectivas para o setor em 2016 no DF

Secretário de Educação fala sobre matrículas na rede pública do DF; ouça

Secretaria da Mulher no DF vai focar no combate à violência em 2016

Criado em 13/01/2016 - 14:24 e atualizado em 13/01/2016 - 15:21