Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Titular da pasta da saúde do DF fala sobre as perspectivas para 2016

Fábio Gondin diz que esta área sempre representa desafios, mas que

O Revista Brasília desta terça- feira (5) falou sobre as perspectivas para saúde em 2016. O programa convidou o titular da pasta da saúde no Distrito Federal (DF), Fábio Gondin. Ele diz que a área da saúde sempre representa um desafio. 

 

"A saúde como funciona em rede, tem as atribuições e obrigações específicas da União, dos estados e dos municípios, é muito difícil a gente solucionar o problema da saúde em um lugar só", esclarece. 

 

Fábio Gondin explica que pode haver problemas menores em alguns lugares e melhores condições em outros, mas a solução vem em conjunto e como a própria União está numa crise grande, isto tem pressionado muito os estados, diz ele, alertando que a situação em outros estados está bem pior do que no DF.

 

O secretário avalia que o ano será difícil, mas provavelmente será menos complicado por dois motivos: " primeiro, porque o déficit orçamentário começa menor do que no ano passado e segundo, porque todos nós da área da saúde estamos mais bem preparados para a crise", diz. 

 

"Nós estamos fazendo um dimensionamento da nossa necessidade normativa de pessoal, ou seja, identificar quantos clínicos, cardiologistas, pediatras, enfermeiros, técnicos e assim por diante, em cada unidade de saúde e poder comparar uma unidade com outra. E a partir daí remanejar e otimizar a elaboração da escala, para evitar a falta de profissionais de saúde em cada setor."

 

Acompanhe esta entrevista ao Revista Brasília, com Rejane Limaverde, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 05/01/2016 - 17:09 e atualizado em 05/01/2016 - 15:22