Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"Você Não Vê Mas Existe" é tema de campanha contra o trabalho infantil

Ouça entrevista com a ministra do TST, Delair Arantes, que trouxe

"Você Não Vê Mas Existe" é o tema de campanha do Tribunal Superior do Trabalho (TST), contra o trabalho infantil.O Revista Brasília conversou com a ministra do TST, Delair Arantes, que trouxe dados alarmantes sobre os acidentes de trabalho envolvendo crianças levantados pela campanha em cinco anos.

 

A Justiça do Trabalho chama atenção para o índice de 3 milhões e 300 mil crianças e jovens no trabalho infantil. Segundo a ministra Delair de Arantes, foram 12 mil acidentes com 100 mortes de crianças, representando o dobro do número de acidentes de trabalho com adultos. Dados da campanha também revelam que as principais formas de trabalho infantil são o trabalho escravo, a exploração sexual, o tráfico de drogas e trabalhos que oferecem riscos à saúde, como lixões, pedreiras, carvoarias e indústria do tabaco. Por causa desta gravidade, o TST ficou motivado a fazer esta campanha e priorizar a comissão de erradicação do trabalho infantil.

 

Conheça as diretrizes para combater o trabalho infantil

 

No contexto mundial, há um número de 168 milhões de crianças com idade entre 5 e 7 anos, exploradas no trabalho infantil, sem ir para a escola ou que entram para a escola e saem, por causa do trabalho, fora as que e permanecem na escola, mas em um rendimento escolar muito baixo, informa Delair de Arantes.

 

Para a ministra, é necessário desconstruir o mito de que é melhor a criança trabalhando do que roubando, e a sociedade precisa tomar consciência de que as causas são outras e os efeitos são maléficos.

 

Confira esta entrevista ao programa Revista Brasília, com apresentação de Rejane Limaverde, na Rádio Nacional de Brasília.



No Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, o que comemorar no Brasil?

Criado em 06/01/2016 - 17:40 e atualizado em 06/01/2016 - 17:13