Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jovens negros são as maiores vítimas da violência

Dados são conferidos pela Companhia de Planejamento do DF - Codeplan,

Mais de 800 jovens negros com idade entre 15 e 29 anos foram assassinados no Distrito Federal (DF) e Entorno, entre os anos de 2010 e 2012. Os dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

 

Para refletir sobre o assunto, o Revista Brasília conversou com a coordenadora de Políticas para Igualdade Racial do Distrito Federal, Janaína Bittencourt. Ela começa dizendo que infelizmente os dados sobre mortalidade da juventude negra são elevados em todo país, e denunciados pelos movimentos sociais há muito anos, desde a década de 70. 

 

Janaína Bittencourt lembra que no ano de 2013, o Governo do DF aderiu ao Programa Juventude Viva, do Governo Federal, que visa reduzir a vulnerabilidade da juventude negra, de diversas formas, como melhorar a qualidade de vida a partir do acesso à educação e emprego, desenvolvendo algumas ações no âmbito do programa Juventude Viva.

 

Ela destaca que no ano passado ocorreu a Caravana da Juventude Negra com cursos na área de tecnologia para jovens das comunidades mais afetadas pela violência.

 

Para Janaína Bittencourt, a mortalidade de jovens negros nos últimos 10 anos no país aumentou. Por outro lado, diminuiu a mortalidade de pessoas brancas "obviamente não podemos desconsiderar que existe um fator, que é o racismo mesmo, tanto entre as pessoas, o racismo da sociedade como o institucional, tornando difícil o acesso ao serviço público e privado a essas pessoas, principalmente aos jovens", diz. 

 

Para a coordenadora, vencer essas estatísticas passa pela educação, "por isso é importante as políticas de acesso ao ensino formal e superior, para transformação de vidas". 

 

Acompanhe esta entrevista sobre o problema do racismo no país e no Distrito Federal (DF) ao programa Revista Brasília, com apresentação de Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.



Violência contra mulheres negras evidencia racismo

Criado em 31/03/2016 - 18:10 e atualizado em 31/03/2016 - 17:20