Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Trevo de Triagem Norte (DF) gera críticas nas redes sociais

Obra está em desacordo com política de mobilidade urbana

O Revista Brasília desta segunda-feira (24) destaca que as  obras do Trevo de Triagem Norte, que prometem desafogar o trânsito na Saída Norte do DF, tem recebido críticas por parte da comunidade. O Repense Ponta Norte surgiu da união do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da ONG Rodas da Paz, do Movimento Nossa Brasília, do Coletivo 416 Norte, da Prefeitura da 416 Norte e da Prefeitura da 216 Norte.

 

Eles têm questionado o Governo de Brasília sobre a legalidade das obras e se, realmente, pensaram na mobilidade, no momento da aprovação da obra. Eles criaram um vídeo que tem circulado nas redes sociais, que critica as obras.

 

O consultor ambiental e representante do Repense Ponta Norte, Ronaldo Weigand, considera uma perda de tempo investir nesta obra em vez de no transporte coletivo, imediatamente. "E todas as pessoas que estão presas no trânsito, que vem de ônibus em pé, em ônibus velhos que quebram e tudo mais, sem uma faixa exclusiva, elas vão continuar prejudicadas no futuro também", reforça.

 

Já o professor da Universidade de Brasíilia (UnB), engenheiro mecânico, mestre em Engenharia de Transportes e PHd em Estudos e Transportes, Paulo César Marques da Silva, disse que a Ponte do Bragueto é um gargalo e a capacidade dela nos horários de pico é insuficiente para atender à demanda. Além de tudo, a ponte tem um problema de conservação. Ele defende que há uma solução muito maior do que a mera ligação entre a ponta norte, o Lago Norte e a Saída Norte da cidade. 

 

"O trevo de Trigagem Norte é um complexo viário muito maior do que isto e que fica nos limites de uma solução rodoviária. No entanto, o professor afirma que não é com carro que se resolve o problema da mobilidade. "Nós precisamos resolver o problema da mobilidade para as pessoas, e as pessoas não precisam carregar um caro para cada viagem que fazem".

 

Ele acredita que as obras estão em desacordo com a política de mobilidade urbana, na medida que prioriza apenas o transporte individual motorizado, em detrimento do coletivo.

 

Ouça as informações na íntegra, clicando no player acima. ponte do Bragueto



Criado em 26/09/2016 - 16:09 e atualizado em 26/09/2016 - 13:18