Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Crianças têm direito de brincar nos pilotis residenciais, explica especialista

A discussão surgiu após a proibição de crianças bricarem no pilotis.

O advogado especialista em Direito Urbanístico, Leandro Porto, convidado do Revista Brasília nesta quarta-feira (01), explica a legalidade do uso das áreas dos pilotis dos prédios residenciais do Plano Piloto. A discussão surgiu após uma polêmica regra aprovada e registrada no regimento interno do condomínio que proibia crianças de brincar no vão térreo de um apartamento no centro de Brasília.

 

O advogado diz que o condomínio deve propor regulações internas aos condôminos, sem promover ingerência indevida, ou seja, o síndico possui legitimidade para dispor sobre as áreas comuns, mas isto não pode ir de encontro aos direitos de sociedade, direito civil e do próprio cidadão. No caso, a norma fere o Estatuto da Criança e Adolescentes dá a criança o direito ao lazer, ressalta.

 

Leandro Porto defende que o regime de um condomínio não pode sobrepor ao ordenamento legal. Ele cita ainda a questão de condomínios que proíbem animais de estimação, cujas leis foram declaradas inconstitucionais pelo TJDFT, em razão da ingerência indevida.

 

Acompanhe as informações na íntegra, no player acima.



Criado em 01/02/2017 - 14:35 e atualizado em 01/02/2017 - 13:59