Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisadores da UFRJ estimam pico da pandemia para o início de junho no Rio

Tomando como base os dados gerados por um modelo computacional desenvolvido pelo Instituto Coppe/UFRJ, pesquisadores recomendam bloqueio rigoroso no estado do Rio, caso não haja redução na velocidade de transmissão.

Revista Rio

No AR em 26/05/2020 - 02:06

Em entrevista no programa Revista Rio, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, Guilherme Travassos, engenheiro do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), falou sobre a nota técnica, assinada por ele e outros pesquisadores da UFRJ, que faz uma avaliação do comportamento da Covid-19 no estado do Rio de Janeiro e seus municípios com base em índice calculado a partir das evoluções anteriores dos casos notificados à Secretaria de Estado de Saúde.

A recomendação é a do bloqueio total, o lockdown, caso não haja uma redução rápida na velocidade de transmissão da Covid-19.

A partir do índice de propagação gerado pela análise dos dados disponíveis, é possível traçar o nível da evolução, indicando o momento em que se dará o possível pico da pandemia, sugerido para o início do mês de junho, segundo o pesquisador.

Guilherme ressalta, entre outros pontos do estudo, que a variação do índice de propagação da doença está diretamente ligado ao comportamento geral da sociedade, "muito mais do que qualquer outra coisa", comenta ele, concluindo que o aumento do isolamento social é o que vai poder reduzir a contaminação pelo novo coronavírus.

Confira outras informações nesta entrevista. Para ouvir o papo na íntegra, basta clicar no player!

Criado em 26/05/2020 - 02:52

Mais do programa