Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça o projeto Escritas Musicais de Mulheres Brasileiras

Flautista Aline Gonçalves compila composições e partituras de mulheres brasileiras em songbook virtual

Revista Rio

No AR em 29/09/2020 - 16:29

Em entrevista a Dylan Araujo, Aline Gonçalves, flautista e professora de flauta, falou sobre o projeto Escritas Musicais de Mulheres Brasileiras (Emmbra), que será lançado nesta quinta-feira (1), ao meio-dia, pela internet. A iniciativa, segundo sua descrição, faz parte de um "movimento por equidade de gênero na música e um convite potente e afetuoso àqueles que queiram ouvir vozes que já não serão silenciadas". Trata-se de uma ação concreta de registrar e materializar a existência e o discurso de 44 mulheres compositoras brasileiras atuantes na cena instrumental do país nas primeiras décadas do século XXI.

Aline construiu sua ideia a partir da constatação de que uma porcentagem muito pequena é ocupada por mulheres no meio instrumental. O songbook Emmbra, virtual, reúne obras instrumentais, disponibilizando 100 partituras para download.

"Infelizmente, a gente ainda ouve muito essa frase, totalmente equivocada, de que mulheres não compoem, de que mulheres não criam, então, a partir de muitas discussões, muitas inquietações, eu achei importante concretizar isso", disse durante a entrevista, chamando a atenção para a quantidade de músicas que estão sendo produzidas por mulheres atualmente no Brasil.

Para Aline, a criação do projeto vem junto com a importância de "contar pra todo mundo que essas partituras são discursos, são nossas vozes". Ela ressaltou que as 100 partituras estarão disponíveis para download, para quem quiser, ao redor do mundo, baixá-las e tocá-las.

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player :

Criado em 29/09/2020 - 17:07

Mais do programa