Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Prefeitura de Niterói autoriza retorno às aulas presenciais

Medida é fruto de amplo estudo e alcança por enquanto os estudantes do Ensino Médio do município fluminense

Revista Rio

No AR em 21/09/2020 - 14:20

A Prefeitura de Niterói autorizou a retomada, a partir desta segunda-feira (21), das aulas presenciais no Ensino Médio, para as unidades públicas e particulares da cidade. As escolas devem seguir um protocolo de vigilância da saúde escolar, com medidas de higiene e distanciamento, e manter o ensino à distância para os alunos que não optarem pelas aulas presenciais. Em entrevista a Dylan Araujo, no programa Revista Rio, Rodrigo Oliveira, Secretário Municipal de Saúde da cidade de Niterói falou sobre o assunto.

"A partir de dois meses atrás, a gente iniciou, de forma mais sistemática, um conjunto de debates, tanto internos, do Gabinete de Crise, junto à Secretaria de Educação, com dezenas de técnicos da Saúde e da Educação, a gente estudou as experiências internacionais, e com isso a gente estabeleceu dois grandes protocolos, que versam sobre a questão da Educação, um protocolo para garantir a segurança da comunidade escolar, no que tanje o coronavírus e a transmissão do vírus, e um outro protocolo pra gente instituir um programa de vigilância epidemiológica escolar, especificamente pra essa comunidade", relata ele durante a entrevista.

Outras questões foram abordadas, como uma estimativa da quantidade de alunos que devem efetivamente retomar as aulas presenciais e o treinamento dos profissionais envolvidos para implantar os protocolos definidos, entre outras questões.

"A partir de 20 dias, a contar de hoje (21), a gente vai analisar como é que foi essa retomada, se teve mudança nos indicadores efetivamente, pra gente avaliar outros processos. Por isso que a gente fala que ele é um plano piloto, que ele é uma experiência, mas principalmente, ele é a organização, de forma muito cuidadosa, desse processo de retomada, porque afinal de contas o Brasil já é o país que ficou mais tempo ser ter atividades educacionais presenciais e a gente precisa começar a debater e planejar essas ações", informou o secretário.

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player.

Leia matéria da Agência Brasil sobre a situação do retorno às aulas presenciais em todo o país.

Criado em 21/09/2020 - 15:14

Mais do programa