Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo apresenta mapa dos grupos armados do Rio de Janeiro

Especialista fala sobre estudo que revela que a milícia controla mais de 57% do território da cidade

Revista Rio

No AR em 19/10/2020 - 15:34

Em entrevista a Dylan Araujo, no programa Revista Rio, Maria Isabel Couto, pesquisadora e uma das coordenadoras do estudo Mapa dos grupos armados do Rio de Janeiro, falou sobre os resultados do trabalho. Feita em conjunto pelo Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (GENI/UFF), datalab Fogo Cruzado, Núcleo de Estudos da Violência da USP, plataforma digital Pista News e o Disque-Denúncia, a pesquisa mostra, entre outras informações, a expansão das milícias, que já dominam uma área maior do que a de todas as facções do tráfico juntas.

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player abaixo:


"A gente sabe que o Rio de Janeiro enfrenta essa questão há mais de três décadas", ressalta Maria Isabel logo no início da entrevista.

 

De acordo com alguns dados revelados pelo mapa, as milícias já controlam 27,7% dos bairros do Rio, totalizando 58,6% da superfície territorial da cidade. As informações são de 2019 e apontam o rápido crescimento dessas organizações criminosas, que começaram a se articular a partir do início dos anos 2000. O Comando Vermelho, que hoje ocupa 26,4% dos bairros, e outras facções como o Terceiro Comando (8,8%) e Amigo dos Amigos (2,0%) já estavam formados desde o início da década de 90.

O mapa, inédito, ajuda os pesquisadores e agentes públicos a olharem para este contexto de forma global.

 

"Nossa proposta é que esse mapa cubra desde 2005 até agora e continue sendo atualizado por esses parceiros e fique disponível para qualquer pesquisador ou gestor público que esteja interessado em fazer diagnósitcos para promover políticas públicas, ou mesmo iniciativas privadas, que possam ajudar a melhorar o bem-estar da população do estado do Rio de Janeiro", diz a pesquisadora.

 

O domínio armado e a atuação desses grupos está em ação em todas as regiões do estado fluminense, principalmente na Região Metropolitana, com destaque para o crescimento alarmante das milícias.

 

Criado em 19/10/2020 - 17:28

Mais do programa