Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Peça "Só Acaba Quando Termina – Crônicas do Desejo na Velhice"

Atriz, Anja Bittencourt, fala sobre espetáculo que termina temporada em 09 de novembro, com transmissão pela internet

Revista Rio

No AR em 03/11/2020 - 07:30

No Revista Rio da segunda-feira (02), Dylan Araujo conversou com a atriz, Anja Bittencourt, sobre a peça de teatro, "Só acaba quando termina – Crônicas do Desejo na Velhice", transmitida pela internet, que poderá ser vista no dia 09 de novembro, às 21h, pela plataforma Zoom.

O espetáculo, com texto da jornalista Tania Celidonio, faz um mergulho bem-humorado e emocionante na intimidade de quem envelhece, num mundo que ignora e tem medo do erotismo na velhice. Durante a peça, na janela do aplicativo Zoom, duas atrizes (Anja Bittencourt e Vanja Freitas) e um ator (Roberto Frota) apresentam a força e a fragilidade da velhice diante de uma sociedade obcecada por corpos jovens e com um olhar preconceituoso sobre a sexualidade dos idosos.

Com o intuito de combater o preconceito e a invisibilidade da velhice, os três atores falam sobre amor, desejo e sexo com naturalidade, mesmo quando abordam temas mais íntimos como masturbação, ciúme, tesão ou falta de tesão, impotência, orgasmo e as dificuldades para namorar e transar depois dos 60 anos.

Sobre o erotismo na velhice, para Anja, os jovens têm mais preconceito em relação à velhice. "Você está acostumado a imaginar a sua avó, ali, fazendo crochê. É difícil você imaginar o seu avô pelado na cama fazendo sexo.", diz ela durante a entrevista.

Em 2017 e 2018, a jornalista Tania Celidonio fez uma pesquisa pela internet com 250 idosos sobre a importância do sexo e do desejo para uma geração que foi jovem nos anos 1960 e 1970 e envelhece nestes primeiros anos do século 21. Os depoimentos deram origem ao livro 'Mistérios da Libido na Velhice' (Amazon), uma amostra significativa do que acontece na realidade e no imaginário de pessoas maduras que raramente falam ou são ouvidas sobre desejo, afeto e sexualidade. A partir desses depoimentos, Tania escreveu a peça "Só acaba quando termina - Crônicas do desejo na velhice". O espetáculo tem direção de Marcos França.

Ouça a entrevista clicando no player:

SERVIÇO

SÓ ACABA QUANDO TERMINA – Crônicas do Sexo na Velhice

Estreia: 19 de outubro de 2020 – Segunda-feira

Temporada: Última apresentação dia 09 de novembro – Segunda-feira.

Horário: 21 horas

Local: Plataforma ZOOM

Duração: 40 minutos

Classificação: 14 anos

Ingressos: CONTRIBUIÇÃO CONSCIENTE

Capacidade: 100 pessoas

Criado em 03/11/2020 - 17:51

Mais do programa