Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Roda de Samba especial homenageia Zuza Homem de Melo

O autor de “Copacabana: a trajetória do samba-canção” faleceu na madrugada de domingo (4)

Roda de Samba

No AR em 04/10/2020 - 21:00

Minha cara amiga e meu caro amigo ouvinte. Excepcionalmente hoje vamos reprisar uma entrevista muito especial que fizemos com Zuza Homem de Mello sobre samba canção, para o programa Roda de Samba. Na boa conversa que tivemos em julho passado sobressai a cultura, a simpatia e  a elegância do jornalista, crítico e musicista que mais do que qualquer historiador da MPB viveu em primeira pessoa as transformações do cancioneiro brasileiro.

Zuza teve uma carreira em que acompanhou importantes movimentos da música. Chegou a ser músico profissional e a tocar com o trio de Dick Farney na década de 1950. Mas ficou reconhecido pelo trabalho de pesquisa e crítica que desenvolveu nos anos seguintes. Na sua trajetória, conheceu grandes nomes da música. Entrevistou por diversas vezes Elis Regina e viu no palco Billy Holiday Miles Davis, John Coltrane e Thelonious Monk.

Em 1956 começou uma coluna sobre jazz para a Folha da Noite. Trabalhou ainda, por dez anos, como engenheiro de som na TV Record e como responsável pelos contatos para contratações de artistas internacionais. Em 1977 começou o Programa do Zuza na Rádio Jovem Pan, que durou até 1988.

Parte de sua história foi recontada no documentário Zuza Homem de Jazz, dirigido por Janaína Dalri e lançado no ano passado.

O crítico musical Zuza Homem de Mello foi autor de uma dezena de livros sobre a música brasileira. Um desses livros é o ótimo “Copacabana: a trajetória do samba-canção”, que revela histórias em torno de um dos gêneros musicais mais populares no Brasil nas décadas de 40 e 50 do século passado.

Prepare seu par, porque esse samba em compasso mais lento é de dançar agarradinho. Prepare o coração, porque você vai ouvir muita dor de cotovelo. 

Ouça a  entrevista no player acima!


 

Criado em 24/07/2020 - 11:32

Mais do programa