Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Germano Mathias está no Roda de Samba deste sábado

O catedrático completa 80 anos com disco inédito

Você conhece o samba à parmeggiana? É assim que é chamado o samba feito em São Paulo, valorizando a influencia do sotaque e do jeito dos imigrantes italianos. Adoniran Barbosa é o seu maior expoente, mas Germano Mathias foi pop star do gênero. Nos anos 50 e 60 ele faturava mais e tinha mais sucesso do que grandes nomes do rádio. Tudo por causa dos sambas com letras irônicas e o jeito sincopado de interpretar. Nas décadas seguintes, caiu no ostracismo um pouco pelas mudanças culturais do país e muito por causa dos exageros cometidos em nome da boemia. Contudo, nomes como Gilberto Gil provocaram a sua redescoberta e Germano voltou a fazer shows e compor.

 

Hoje, aos 80 anos, lançou seu quarto CD e continua fazendo história batucando a frigeira e a latinha de graxa. Para quem critica suas letras consideradas racistas, Germano diz que jamais o sentido foi esse, mas que compreendeu as mudanças do mundo.

 

Confira aqui o bom humor de Germano Mathias em um trecho de " Figurão". E não perca o Roda de Samba, sábado (19), ao meio-dia. O Roda tem produção e edição de Heloisa Fernandes. Apresentação de Fátima Melo e sonoplastia de Messias Melo.

 



Tags:  Germano Mathias

Criado em 18/07/2014 - 12:38 e atualizado em 18/07/2014 - 09:40

Mais do programa