Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cachaça dá samba: confira o Roda de Samba em homenagem a "branquinha"

O programa deste sábado (23), ao meio-dia, conta um pouco da história

Você sabia que em 1661 foi realizada a revolta da cachaça? Não foi por acaso que a cachaça virou símbolo nacional. Antes da independência, não beber vinho era encarado como um esforço para garantir a autonomia do Brasil e protestar pela liberdade do domínio europeu.

 

Em 1661, os brasileiros resolveram que não aceitariam mais as ordens de Portugal que proibia o consumo de cachaça. A revolta da cachaça foi realizada no dia 13 de setembro e Portugal foi obrigado a aceitar a bebida como essência do Brasil. Em 2011, por lei, 13 de setembro se tornou o Dia Nacional da Cachaça.

 

No Samba, ela é companheira de todas as horas, mas com muita moderação. Exageros são permitidos só mesmo na alegria e no batuque.

 

Confira aí um trecho de " Cachaça de Rolha" de João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro!

 

Para ouvir sintonize a Nacional FM Brasília (96,1MHz) ou ouça pela internet aqui, no site das Rádios EBC, no horário do programa.

 

O programa vai ao ar todos sábados, às 12h, com horário alternativo às quintas-feiras, às 22h. O Roda de Samba tem produção e edição de Heloisa Fernandes. A sonoplastia é de Messias Melo e na apresentação Fatima Melo.



Criado em 22/05/2015 - 12:39 e atualizado em 22/05/2015 - 10:06

Mais do programa