Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Joel Rosa x Wilson Batista: relembre a briga que mudou a história do samba

Neste sábado, o Roda de Samba mostra as músicas criadas por Noel Rosa

“Lenço no Pescoço", " Rapaz Folgado" e "Feitiço da Vila" foram alguns dos sambas criados como provocação e resposta por Noel Rosa e Wilson Batista.

 

A briga que começou por causa das atenções de uma vedete, na verdade, refletia uma disputa maior: quem era o verdadeiro sambista? Wilson defendia que o samba nascia e só poderia frequentar o morro. Já Noel achava que o samba deveria ser uma mistura de tudo, do tradicional e da nova vida que surgia nas cidades no início do século 20.

 

Foram mais de 20 sambas e uma história que não acabou bem para Wilson Batista. É que a composição "Frankstein da Vila", satirizando a deficiência de Noel Rosa, repercutiu mal e Wilson foi marginalizado por anos.

 

Já Noel acabou por perdoar tudo antes de morrer e os dois se transformaram em parceiros justamente na composição que vingava o desprezo da tal vedete.

 

No rádio, o programa que lembra a briga que mudou a história do samba vai ao ar neste sábado (12), ao meio-dia, na Rádio Nacional FM, mas você já pode ouvir o programa completo no player no topo da matéria.

 

Roda de Samba tem produção e edição de Heloisa Fernandes. A Apresentação é de Fátima Melo e a sonoplastia de Messias Melo. O programa vai ao ar todos sábados, ao meio-dia, com horário alternativo às quintas-feiras, às 22h.



Criado em 11/12/2015 - 17:16 e atualizado em 11/12/2015 - 15:15

Mais do programa