Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Violência urbana cresce e preocupa população

O programa Sintonia Nacional foi saber do delegado Marcus Amim como as pessoas devem agir quando estão no meio de um tiroteio

Sintonia Rio

No AR em 02/02/2018 - 13:33

A violência urbana é uma preocupação constante, especialmente em grandes cidades. No Rio de Janeiro, uma jovem de 19 anos foi atingida por uma bala perdida na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na noite desta quinta-feira, 2.

De acordo com dados do aplicativo Fogo Cruzado - plataforma colaborativa que mapeia a violência armada na Região Metropolitana usando informações dos usuários - em todo o Rio foram 688 notificações de disparos de armas de fogo em janeiro, uma média de 22 registros por dia, o recorde desde que o aplicativo entrou em operação, em julho de 2016. A média de 2017 foi de 16.

Diante dessa situação, a população vive com medo de ficar no meio do fogo cruzado. Muita gente não sabe como agir nessa situação.

Nesta entrevista ao programa Sintonia Nacional, o delegado Marcus Amim, vice-presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Rio, explica que em situações de tiroteio, quem estiver no local deve imediatamente buscar proteção ou se jogar no chão.

Segundo o delegado, a bala de revólver e de pistola - projétil mais lento - vai à velocidade do som, aproximadamente 340 metros por segundo. O tempo entre ouvir o estampido do tiro e se proteger, portanto, é muito pequeno. Se jogar no chão pode significar salvar a própria vida.

Em caso de estar dentro de um carro, a pessoa deve se abaixar até o assoalho. Se houver oportunidade de sair do automóvel, deve se proteger atrás do bloco do motor.

Abordagem a carros

O delegado também lembra que em caso de assalto a motoristas e caronas, o ideal é de imediato a vítima mostrar as mãos, pois qualquer movimento brusco pode ser confundido com reação ao assalto. Nos casos de carro automático, vale falar de forma objetiva para o assaltante que vai colocá-lo no modo neutro, para que o carro não se movimente e o assaltante reaja.

Confira a entrevista no player abaixo.

 

O programa Sintonia Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20 horas, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.  

Criado em 02/02/2018 - 13:56

Mais do programa