Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Nordeste é o destaque de Solano Ribeiro e a Nova Música do Brasil

No programa, artistas nordestinos mostram toda a riqueza musical de seus estados

No AR em 12/10/2017 - 21:00

Nesta edição de Solano Ribeiro e a Nova Música do Brasil, a cultura e as músicas nordestinas são o destaque com a presença de artistas de Pernambuco, Rio Grande Norte e Bahia. São eles: Helder Vasconcelos, Valéria Oliveira e Trio Nordestino. Solano relembra, também, três vencedores do Troféu Cata-Vento 2016.

O pernambucano Helder Vasconcelos é o primeiro a mostrar talento com o CD “Sambador”. Ex-integrante da banda “Mestre Ambrósio”, o cantor teve sua formação artística nas sambadas de maracatu, cavalo-marinho e outros ritmos típicos de Pernambuco. Deste primeiro trabalho de Helder, que conta com composições próprias, Solano apresenta “Sambador”, “Caminho da venda” e “Andar irei”.

Do Rio Grande do Norte, Valéria Oliveira traz para este nono disco toda a experiência adquirida ao longo da carreira, que já deixou sua marca em países como Suíça, Japão e Estados Unidos. Para este programa, Solano Ribeiro selecionou músicas de “Mirá”, trabalho que faz intercâmbio cultural entre Natal e Rio de Janeiro. Dentre elas estão: “Essa mulher”, dela e Simona Talma; “Rasante”, de Fátima Guedes; e “Vidas”, composição de Ivando Monte e Valéria Oliveira.

Herdeiros musicais da formação original, que ganhou vida em 1958, em Salvador, Luiz Mário (triângulo e voz), Beto Sousa (sanfona) e Jonas Santana (zabumba), formam o novo “Trio Nordestino”. Luiz é, também, filho de Lindú, um dos fundadores. “Trio Nordestino canta o Nordeste” é o título do mais recente trabalho do grupo, que já tem mais de 50 discos gravados. E deste CD Solano reservou para os ouvintes do programa “Tenho sede”, de Dominguinhos e Anastácia; “Olha pro céu”, de Luiz Gonzaga e Zé Fernandes; e “Súplica Cearense”, de Gordurinha e Nelinho, com participação de Zeca Pagodinho.

No preaquecimento do troféu Cata-Vento 2017, Solano relembra os vencedores do prêmio do ano passado nas categorias: revelação feminina - Glau Piva, com “A Dança”; revelação masculina - Profissão de Urubu, com “Até”; e melhor samba - “Pega pesado” vencedor na voz de Priscila Amorim.

Solano Ribeiro e a Nova Música do Brasil vai ao ar quinta-feira, às 21h, pela Rádio MEC AM; e às 22h, pela Rádio MEC FM. Na apresentação está Solano Ribeiro e na direção Eduardo Weber.

Criado em 09/10/2017 - 17:08