Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Solano mostra a nova música do Brasil inspirada nas tradições

Seleção mostra que as origens devem ser valorizadas e traz a música que coloca para pensar sobre renovação e compaixão

No AR em 04/04/2018 - 18:00

A mistura musical de Solano Ribeiro desta semana é marcada pelas vozes de DJ Tudo, Lucas Milani, Ligia Kamada e Caio Prado, que mostram um pouco mais da nova música do Brasil.

Quem abre o programa é Alfredo Bello, o DJ Tudo. Pesquisador da cultura tradicional brasileira, DJ Tudo tornou-se um viajante em busca das preciosidades escondidas nos ritmos, nas cantigas, folguedos e cirandas. De seu “Pancada motor – Manifesto da Festa”, Solano mostra “É hoje, é hoje”, “Sailor’s love – amor de marinheiro” e “Terra, céu e sonho”.

Lucas Milani rodou a América do Sul com seu sarau itinerante que deu origem ao CD “Pqna Volta”, inspirado em seu livro de poesias homônimo. Com influências vindas do rock nacional das décadas de 70 e 80, gravou com um de seus ídolos: Kid Vinil. Para o repertório desta edição foram selecionadas “Seu Zito”, “Quando o barulho” e a faixa título, “Pqna volta”, todas de autoria de Lucas.

Os anos pela Europa e o contato com refugiados africanos em busca de dignidade pelos países do velho mundo inspiraram Ligia Kamada e ajudaram a dar origem ao CD “Yermandê”, cujo significado, “Compaixão”, exprime em palavras tudo que sentiu com a experiência. Na lista de Solano Ribeiro estão: “Aqui na roça”, “Abriu a porta” e a música título, todas faixas autorais.

“Mera”, “Incendeia”, “Nossa sorte” e “Turbilhão” são músicas do segundo disco de Caio Prado, que fecha esta edição de Solano Ribeiro e a Nova Música do Brasil. O trabalho do cantor carioca recebeu o título de “Incendeia” e chega com a ideia de renovar e a incumbência de comunicar as urgências dos tempos atuais com a abordagem de questões de gênero, raça, liberdade de expressão, tolerância religiosa e resistência política.

Solano Ribeiro e a Nova Música do Brasil vai ao ar quarta-feira, às 18h, pela Rádio MEC AM; quinta-feira, às 22h, pela Rádio MEC FM; e tem reapresentação aos domingo, meia-noite, pela Rádio MEC AM. Na apresentação está Solano Ribeiro e na direção, Eduardo Weber.

Ouça no player abaixo:

Criado em 02/04/2018 - 12:37