Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fafá de Belém mostra talento na seleção de Solano Ribeiro

Programa conta ainda com CD que comemora os 50 anos de carreira da cantora Joyce Morena

No AR em 29/08/2018 - 18:00

O Solano Ribeiro e a Nova Música do Brasil desta semana mostra a mistura que vem de todas as partes e traz vozes já conhecidas numa reunião de ritmos que mostram a diversidade de nosso Brasil. Para isso, conta com os talentos de Fafá de Belém, Cia Cabelo de Maria, Joyce Moreno e Nó em pingo D'Água.

A paraense Fafá de Belém chega ao programa com “Cantos de Leontina das Dores”, projeto dedicado ao poeta, prosador e dicionarista gaúcho Luiz Coronel. Além da voz de Fafá, o CD tem ainda a gaita ponto de Renato Borghetti e a Orquestra Unisinos Anchieta, que juntos deram musicalidade aos versos de “Fala de flores Leontina das Dores”, “As mulheres da minha terra” e “Leontina das Dores”, musicados respectivamente por Raul Elwanger, Sérgio Rojas e Marco Aurélio Vasconcelos.

Em seguida a Cia Cabelo de Maria, formada por Renata Mattar e Gustavo Finkler, apresenta o trabalho de mais de 20 anos com base na pesquisa musical de tradição popular. Para o programa, Solano selecionou as faixas “Minervina”, coco de roda usado para pisar o chão de barro nas Alagoas; “Quero ver Rodar”, cantiga de mulheres de Batateira de Crato, no Ceará; e “Vou-me embora pra Bahia”, cantiga de moer o milho, transmitida por Dona Chica de Quixabeira da Matinha dos Pretos, na Bahia. Todas do CD “Cantos de Trabalho II”.

Quem também mostra talento nesta edição é Joyce Moreno, que aos 70 anos de vida e 50 de carreira, resolveu reviver as canções de seu primeiro disco com o CD “50”, que traz 11 faixas regravadas do trabalho lançado quando tinha 20 anos de idade e mais duas faixas bônus. Em Solano Ribeiro e a Nova Música do Brasil é possível conferir “Anoiteceu” (Francis Hime / Vinicius de Moraes) e “Não muda não”, de Joyce. Além da nova “Velha Maluca”, de Joyce.

Em ritmo bem brasileiro, o programa termina com Nó em Pingo D'água, grupo formado por Celsinho Silva, Mário Sève, Rodrigo Lessa e Rogério Souza, e o CD “Sambantologia”. No repertório estão “Pelo Telefone”, primeiro samba gravado de autoria de Donga e Mauro de Almeida, “Samba da Minha Terra”, de Dorival Caymmi e “Samba de uma Nota Só”, de Tom Jobim e Newton Mendonça.

Solano Ribeiro e a Nova Música do Brasil é um programa da Rádio Cultura FM, que conta com a apresentação do produtor musical Solano Ribeiro e direção de Eduardo Weber. Vai ao ar quarta-feira, às 18h, na Rádio MEC; e às 22h, na Rádio MEC FM.

Criado em 31/08/2018 - 19:35