Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Luiz Carlos Bresser-Pereira é o convidado do Supertônica desta terça

Da doença holandesa às coalizões de classe, o Brasil e o mundo sob o

Luiz Carlos Bresser-Pereira é convidado ímpar no Supertônica desta terça-feira (31), numa edição no encalço de seu livro "A Construção Política do Brasil" (Editora 34, 2014). Estruturação das coalizões de classe que se sucederam no poder e a disputa entre o liberalismo econômico e o desenvolvimentismo, doença holandesa, pactos políticos, consumo e economia mundial são alguns dos temas tratados neste programa acima de qualquer suspeita.

 

“A coalizão de classes só é possível quando a burguesia se divide um pouco, quando de um lado tem os empresários industriais e de outro lado tem os rentistas. Porque o que interessa para o país é você se associar com os empresários industriais ou produtivos, na área de serviço e comércio – os que produzem, não os que vivem de renda.”

 

Ele militou na Juventude Católica, estudou direito na USP e administração de empresas nos Estados Unidos. Trabalhou durante quase vinte anos na iniciativa privada, assumiu diversos cargos no setor público, tanto no governo do estado de São Paulo quanto no governo federal. É professor emérito da Fundação Getúlio Vargas, com carreira acadêmica na área da economia e das ciências sociais.

 

“Eu acredito no progresso. (...) E progresso pra mim é igual a desenvolvimento humano. É a ideia de que nós, sociedades modernas, definimos para nós mesmos através do tempo e a partir da revolução capitalista, cinco objetivos políticos: o primeiro, que já existia, é o objetivo da ordem pública, da segurança; aí veio objetivo da liberdade e com o objetivo da liberdade veio o liberalismo político como ideologia; depois veio a ideia do desenvolvimento econômico e, com ele, veio a ideologia do desenvolvimentismo; depois veio a luta pela justiça social contra a desigualdade econômica e aí veio a ideologia do socialismo (isso já no século 20, final do século 19) e, finalmente, na segunda metade do século 20, vem o último grande objetivo e ideologia que é a proteção do ambiente e o ambientalismo. Então, um país tem progresso ou desenvolvimento humano quando ele avança nesses cinco objetivos.

 

Cinéfilo que já atuou como crítico de cinema, Bresser-Pereira é apaixonado por música clássica. Amante das cantatas de Bach, também conhece a música do século 20, em especial Messiaen, Schnittke e Ligeti - compositores que pontuam os assuntos desta conversa.

 

Acompanhe o Supertônica sempre às terças, à meia-noite, na MEC FM Rio.



Criado em 30/03/2015 - 20:31 e atualizado em 30/03/2015 - 17:32

Mais do programa