Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

80 anos sem Fernando Pessoa; conheça a trajetória e ouça poemas musicados

Nascido em 13 de junho de 1888, Pessoa faleceu dia 30 de novembro de

Nesta segunda-feira (30), o mundo lembra os 80 anos de morte do poeta Fernando Pessoa. Nascido em 13 de junho de 1888, Pessoa faleceu dia 30 de novembro de 1935, com 47 anos, vítima de pancreatite aguda.

 

O poeta nasceu em Lisboa, no bairro do Chiado, num edifício que fica localizado em frente ao Teatro São Carlos, local que privilegia a música lírica. Pessoa, cujo nome de batismo era Fernando António Nogueira Pessoa, foi batizado na Basílica dos Mártires, e a escolha do seu nome homenageia Santo Antônio, por ter nascido em um 13 de junho, data que tradicionalmente se comemora o Dia de Santo Antônio.

 

Ele foi educado na áfrica do sul, mais precisamente em Durban , para onde foi com seis anos devido ao casamento da mãe. Fernando pessoa teve uma educação britânica, um profundo contato com o inglês, língua que utilizou em prosa e verso desde a adolescência.

 

Após viver anos da infância e adolescência em Durban, na África do Sul, voltou para lisboa em 1905, no começo do Século XX.

 

Ao longo da vida trabalhou em várias firmas comerciais de Lisboa como correspondente de língua inglesa e francesa. Foi também empresário, editor, crítico literário, jornalista, comentarista político, tradutor, astrólogo e publicitário, paralelo a tudo isto, produzia sua obra literária em verso e prosa.

 

Como poeta desenvolveu múltiplas personalidades conhecidas como heterônimos. Nos anos 1920, mais precisamente em 1924, Fernando Pessoa lançou a revista “Athena”. Emoldurada pelo tema “Drama em Gente” onde revelava seus heterônimos, publicando poesias de Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caieiro.

 

Sempre muito discreto, Fernando Pessoa escreveu desde criança até o leito da morte.  Sua última frase foi em inglês “I know not what tomorrow will bring” (Não sei o que o amanhã trará).

 

O Tanto Mar de domingo (29) homenageou o poeta com poemas dele musicados por Mário Pacheco e Alfredo Marceneiro e temas do álbum A música em Pessoa, lançado em 1985, pela gravadora carioca Biscoito Fino.

 

No player no topo da matéria você ouve a poesia de Fernando Pessoa nas vozes de nomes como Edu Lobo, Tom Jobim,  Nana Caymmi, Ritchie, Milton Nascimento, Arrigo Barnabé, Vânia Bastos,  Olivia byington, Francis Hime, Vanessa Bumagny e as fadista portuguesa Mariza e Mísia. 



Criado em 30/11/2015 - 10:14 e atualizado em 30/11/2015 - 09:47

Mais do programa