Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça as PANC, Plantas Alimentícias Não-Convencionais

De fácil cultivo, as PANC podem ajudar a combater a monotonia alimentar e ser um motivador econômico e de sustentabilidade

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 28/04/2017 - 14:59

O Tarde Nacional desta quinta-feira (28) falou das Plantas Alimentícias Não-Convencionais, as PANC. O entrevistado foi o pesquisador que cunhou o termo, professor e biólogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Valdely Kinupp.

Em 2014, Kinupp lançou o livro PANC, resultado de 10 anos de trabalho que, segundo ele, foi um divisor de água nos estudos brasileiros sobre o tema. A publicação apresenta 351 espécies de plantas, sendo boa parte espontânea (que nasce sozinha). “90% do que chamamos de PANC, as pessoas chamam de mato”. Segundo ele, a proposta é mostrar pro Brasil e pro mundo o potencial dessas plantas, inclusive nutricional.

O biólogo dá o exemplo da Vitória Régia, que acaba sendo a mais emblemática entre as PANC. Com potencial de cultivo em várzeas e áreas alagadas, a Vitória Régia produz flor comestível, semente comestível (que quando estoura vira pipoca) e o talo da folha é usado como aspargo ou palmito, já presente nos cardápios de diferentes restaurantes do país, em diversos tipos de pratos, que vão do macarrão ao tempura.

vitória régia
vitória régia (Ana_Cotta / Flickr / CC BY 2.0)

 

Ouça a entrevista na íntegra no player a cima.

O Tarde Nacional vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 28/04/2017 - 15:38

Mais do programa