Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Plataforma mostra impactos da degradação na Amazônia

Os dados da plataforma foram publicados pela revista científica Nature, uma das mais conceituadas do mundo

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 21/06/2017 - 08:34

O Tarde Nacional desta terça-feira (20) falou sobre a plataforma Floresta Silenciosa, que alerta para o impacto causado pela degradação na Amazônia. A entrevistada foi a bióloga e pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental, Joice Ferreira, que também integra a Rede Amazônia Sustentável (RAS).

Ela explicou o trabalho dos pesquisadores para mapear e quantificar, pela primeira vez no Brasil, a degradação ambiental em parte do estado do Pará. Segundo Joice, a maior dificuldade esteve no fato de a degradação não ser tão perceptível quanto o desmatamento, por exemplo. Em campo, o grupo coletou dados de 1.538 plantas, 460 aves e 156 besouros das áreas degradadas e os comparou com os coletados em áreas preservadas. O resultado foi tão surpreendente que levou o estudo a ser publicado na revista científica Nature, uma das mais conceituadas do mundo.

A plataforma Floresta Silenciosa  é resultado de uma parceria entre os cientistas da Rede Amazônia Sustentável (RAS) e a Ambiental Media, com apoio do InfoAmazonia. Ela pode ser acessada aqui.

Acompanhe a entrevista na íntegra clicando no player acima.

O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 21/06/2017 - 08:50

Mais do programa