Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa aponta altos níveis de mercúrio em moradores de Santarém, no Pará

A hipótese é que os peixes da região estejam contaminados pela substância, por conta de desmatamentos, queimadas e hidrelétricas

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 25/08/2017 - 15:43

O Tarde Nacional - Amazônia desta sexta-feira (25) falou sobre uma pesquisa que identificou altos níveis de mercúrio no sangue de moradores de Santarém, no Pará, que têm como hábito frequente o consumo de peixes. A entrevistada foi a bióloga Heloísa de Moura Meneses, responsável pelo estudo na Universidade Federal do Oeste do Pará. 

Segundo a bióloga, 65% dos participantes da pesquisa apresentaram mais de 10 microgramas de mercúrio por litro de sangue, acima do limite tolerável conforme parâmetros da Organização Mundial da Saúde. Alguns deles chegaram a apresentar 180 microgramas por litro. 

Heloísa Meneses explicou que os resultados chamaram a atenção pelo fato de a região não ter garimpos, geralmente grandes responsáveis pela contaminação por mercúrio. A hipótese considerada é que os peixes da região estejam contaminados pela substância por conta de desmatamentos, queimadas e a presença de hidrelétricas. 

Confira a íntegra da entrevista no player abaixo.

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 25/08/2017 - 17:03

Mais do programa