Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pernas desalinhadas? Conheça as causas e tratamentos

Especialista explica os diferentes tipos de alinhamento incorreto e esclarece dúvidas de ouvinte

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 10/10/2017 - 11:13

A pedido de um ouvinte, o Tarde Nacional – Amazônia desta sexta-feira (6) falou sobre o alinhamento incorreto das pernas. O entrevistado foi o ortopedista pediátrico e professor adjunto da Santa Casa de São Paulo, Cláudio Santili.

Ele explicou que, durante o desenvolvimento, os membros inferiores passam por diferentes alinhamentos, que dependendo do grau da angulação e da semelhança entre um lado e outro é normal no desenvolvimento da criança.

Ouça a entrevista no player abaixo:

Até os dois anos, é comum a perna da criança ficar um pouco abaulada para fora (conhecida como perna de cowboy). Essa apresentação se chama geno varo e é fisiológica para essa idade, desde que a angulação seja semelhante entre o lado esquerdo e direito e não seja muito exagerada.

Após essa idade, a alteração no alinhamento das pernas é oposta. É comum a disposição dos membros inferiores em “x” (geno valgo) até os quatro anos e meio, cinco anos. O médico recomendou que os pais fiquem atentos quando as alterações forem assimétricas, exageradas e progressivas, ou quando elas ocorrerem fora da idade apropriada.

Ele falou ainda sobre como é feito o diagnóstico e quais as possíveis causas e tratamentos.

O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 10/10/2017 - 11:32

Mais do programa