Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Gentileza gera gentileza? Ouça entrevista

Tarde Nacional aborda a gentileza enquanto instinto natural do ser humano 

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 14/11/2017 - 17:16

Nesta segunda-feira (13), Dia Mundial da Gentileza, o Tarde Nacional conversou com o professor de Psicologia Social, da Universidade de Brasília, Ronaldo Pilati. O assunto foi a gentileza enquanto instinto natural do ser humano. 

Ronaldo Pilati falou da influência do meio e das diferentes culturas na capacidade de cooperação com o próximo. O professor de Psicologia Social disse que, conforme a nossa espécie evoluiu, os comportamentos cooperativos também evoluiram, e a gentileza é um tipo de comportamento dessa natureza, dirigido pro bem-estar de outras pessoas e de outros grupos de pessoas.

"Tem uma questão importante no processo evolutivo da nossa espécie porque eles foram centrais para nós chegarmos a sermos seres que precisam de vida social como nós precisamos, no sentido de ter apoio, cooperar, trabalhar de maneira conjunta para poder resolver as questões", explica.

No entanto, lembra o professor que nós também nascemos com todos os elementos para não sermos gentis, para sermos maus e agressivos. Então, para o professor outros aspectos devem ser levados em consideração no processo de construção de uma pessoa gentil, como o desenvolvimento social, os exemplos familiares e em ambientes como na escola.

"Aprender gentileza é tão importante quanto ter o instinto de ser gentil", conclui o professor.

Ouça a íntegra da entrevista no player abaixo.

O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 14/11/2017 - 17:27

Mais do programa