Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Você já ouviu falar em Síndrome do Pensamento Acelerado?

Especialista explica o que é e como ela pode afetar a saúde física e mental das pessoas

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 03/04/2018 - 16:00

O Tarde Nacional - Amazônia desta terça-feira (3) falou sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado. A entrevistada foi a psicóloga clínica e terapeuta cognitivo comportamental, com especialidade em relacionamentos e equilíbrio emocional, Naiara Mariotto.

Ela explicou que a Síndrome do Pensamento Acelerado não é uma doença, mas sim um sintoma associado a um quadro de transtorno de ansiedade e que desencadeia uma dificuldade no gerenciamento dos pensamentos da pessoa.

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

 

Naiara listou alguns dos sintomas da síndrome, como dificuldade de concentração, irritabilidade, inquietação, falta de empatia e de memória, sofrimento por antecipação e cansaço físico e mental.

De acordo com a psicóloga, a Síndrome do Pensamento Acelerado é muito confundida com o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

 

"O que acaba diferenciando o TDAH da Síndrome de Pensamento Acelerado é a causa", afirmou Naiara.

 

O TDAH tem uma questão genética e a Síndrome do Pensamento Acelerado se relaciona mais ao trabalho, segundo a especialista.

Ela explicou ainda como é feito o diagnóstico, o tratamento e quais pessoas são mais vulneráveis a desenvolver os sintomas.

O diagnóstico é feito por psicólogos e, muitas vezes, por psiquiatras. Em alguns casos o paciente precisa tomar medicação. Há outros tratamentos, como psicoterapia, para desacelerar o pensamento da pessoa ansiosa.

O uso de redes sociais também pode agravar a síndrome, de acordo com a psicóloga.

Para combater a síndrome, ela sugere contato com a natureza, escutar música, praticar exercícios físicos, ler livro e não se cobrar muito.

O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

 

Criado em 09/04/2018 - 11:20

Mais do programa