Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Uso excessivo de tecnologia pode criar legião de dependentes, diz especialista

Psicólogo e doutor em psiquiatria, Cristiano Nabuco explicou como o cérebro humano responde aos estímulos de prazer das redes sociais

O Tarde Nacional desta quarta-feira (16) falou sobre o medo de estar por fora das redes sociais, que em inglês já é conhecido como F.O.M.O. (Fear of Missing Out). O entrevistado foi o psicólogo e doutor em Psiquiatria, Cristiano Nabuco, que integra o Grupo de Dependências Tecnológicas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 

Ele explicou como o cérebro humano responde aos estímulos de prazer das redes sociais, liberando dopamina, o que leva a uma dependência não só por fatores psicológicos e sociais, mas também bioquímicos.

 

Segundo Nabuco, estabelecido esse processo, ao ficar algum tempo longe das redes sociais, a pessoa passa a sofrer de angústia, ansiedade e medo de “estar perdendo algo ou alguma informação”, o que na verdade seria um receio de estar perdendo a conexão com as outras pessoas. “A tecnologia é ótima, o problema é a quantidade do uso, que muitas vezes pode se tornar excessivo, criando uma legião de dependentes”, conclui.

 

Clique no player para ouvir na íntegra a entrevista.

 

O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya

Criado em 16/05/2018 - 17:32

Mais do programa