Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Vírus da Zika pode matar tumores humanos

Resultado foi apontado por pesquisa brasileira publicada na revista Cancer Research

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 04/05/2018 - 16:00

O Tarde Nacional - Amazônia desta sexta-feira (4) falou sobre um estudo brasileiro que mostrou que o vírus da Zika pode ser usado como ferramenta no tratamento de tumores humanos agressivos do sistema nervoso central. A entrevistada foi a primeira autora da pesquisa e doutoranda do Centro de Estudos do Genoma Humano, Carolini Kaid.

Clique no player para ouvir na íntegra a entrevista:

 

Ela explicou que o estudo começou com o surto do Zika no Brasil, o que fez com que toda comunidade científica se mobilizasse pra entender a relação do vírus com a microcefalia. Foi quando os pesquisadores perceberam que o Zika tem preferência por células-tronco neurais, presentes no estágio fetal dos bebês. O próximo passo foi observar que o vírus também infectaria os tumores embrionários do sistema nervoso central, cujas células têm características de células-tronco.

 

“O estudo começou com as células que nós isolamos, de pacientes do Hospital das Clínicas, e nós vimos que em apenas três dias o vírus era capaz de destruir 100% das células tumorais”, afirmou Carolini Kaid.

 

Ela contou que, numa segunda fase da pesquisa, o uso do vírus no tratamento chegou a uma remissão total do tumor e, em alguns casos, remissão da metástase.

O resultado do estudo foi publicado na revista “Cancer Research”, a mais representativa da área em todo o mundo.

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya

Criado em 04/05/2018 - 16:02

Mais do programa