Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Plataforma mede esforço auditivo e seus impactos na absorção de conteúdo

Objetivo é fornecer informações a fonoaudiólogos sobre o processo de aprendizagem de alunos com deficiência auditiva

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 24/07/2018 - 16:57

O Tarde Nacional - Amazônia desta segunda-feira (23) falou sobre uma plataforma criada para ajudar os fonoaudiólogos a entenderem como está se desenvolvendo o processo de aprendizagem de alunos com deficiência auditiva. A entrevistada foi com Aline Duarte da Cruz, doutora em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (USP), e idealizadora do projeto.

Ouça a entrevista no player abaixo:


Ela explicou como, na prática, a plataforma consegue mensurar o esforço auditivo em situações com e sem ruídos, e como esse esforço pode ter impacto no conteúdo absorvido.

Segundo Aline, o teste ainda possibilita comparar o desempenho de alunos usuários de aparelhos auditivos comuns e de aparelhos com sistema FM (tecnologia já disponível pelo SUS para pacientes de 5 a 18 anos incompletos, que é acoplada ao aparelho comum e potencializa o que é dito pelo professor ao microfone).

A fonoaudióloga também analisou pacientes adolescentes com audição normal e comprovou que o esforço auditivo foi bem próximo a de quem tem alguma deficiência auditiva.

A plataforma está disponível nas versões em português, inglês e francês em www.paleta.fob.usp.br.

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

 

Criado em 24/07/2018 - 17:45

Mais do programa