Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tarde Nacional fala sobre Transtorno de Acumulação

Estudos de neuroimagem mostram que o cérebro dos acumuladores sofre alterações em áreas relacionadas à avaliação de riscos

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 09/08/2018 - 16:36

O Tarde Nacional desta quinta-feira (9) falou sobre o Transtorno de Acumulação. O entrevistado foi o psicólogo e médico especialista em acupuntura e homeopatia, Roberto Debski.

Ele explicou as características dessa patologia, que tem pontos em comum com o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Segundo o psicólogo, a pessoa passa a adquirir, de maneira muito compulsiva, objetos desnecessários, vai os acumulando em casa e acaba vivendo em ambientes caóticos e desorganizados. “E muitas vezes o ambiente fica ate impossível de você transitar, de tanto lixo, de tantos objetos que ficam no meio dos ambientes, do quarto, da sala, da cozinha. Então, é um transtorno que chama muita atenção e gera muito sofrimento”, diz Debski.

O médico citou que estudos de neuroimagem mostram que o cérebro dos acumuladores sofre alterações em áreas relacionadas à avaliação de riscos e decisões. “Os acumuladores não conseguem se decidir quando pensam em se desfazer das coisas, pois não querem tomar decisões erradas. E isso gera muito sofrimento”, avalia.

Debski também falou das prováveis causas, da importância do tratamento multiprofissional e da relação do transtorno com questões culturais e geracionais.

Clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra!

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 14h às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 09/08/2018 - 17:18

Mais do programa