Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda o que são pensamentos obsessivos

De forma involuntária e repetitiva, esses pensamentos podem estar ligados ao Transtorno Obsessivo Compulsivo

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 21/09/2018 - 17:11

O Tarde Nacional desta quinta-feira (20) falou sobre pensamentos obsessivos. A entrevistada foi a coordenadora do Programa Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo e integrante do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Roseli Gedanke Shavitt.

Ela explicou que os pensamentos obsessivos são aqueles que dominam a mente da pessoa, de forma involuntária e repetitiva. Podem ser imagens ou músicas, por exemplo. Em comum, trazem desconforto e ansiedade. Segundo Roseli Shavitt, esses pensamentos não são necessariamente negativos e podem estar ligados ao Transtorno Obsessivo Compulsivo.

Terapia comportamental e meditação são algumas técnicas que podem ajudar no controle desses pensamentos. Mas a psiquiatra acrescenta que são três os indicadores que devem levar a pessoa a procurar uma avaliação médica: a quantidade de tempo que os pensamentos ocupam, a interferência dos pensamentos no dia a dia e o sofrimento causado por eles.

Quer ouvir a entrevista na íntegra? Então clique no player acima!

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 14h às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 21/09/2018 - 17:14

Mais do programa