Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa acompanha primeiros mil dias de bebês no Acre

Período é visto como uma janela de oportunidades, quando se pode potencializar ações de saúde e desenvolvimento infantil

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 28/08/2018 - 15:22

Tarde Nacional - Amazônia desta terça-feira (28) falou sobre o estudo Mina Brasil, que tem o intuito de avaliar os aspectos da saúde e da nutrição desde a concepção dos bebês até os dois primeiros anos de vida. A entrevistada foi a professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USPMarly Augusto.

Ouça a entrevista completa no player abaixo:


Marly afirma que os primeiros mil dias de vida da criança são como uma janela de oportunidades, quando se pode potencializar ações de saúde e desenvolvimento infantil. O estudo foi realizado em parceria com a Universidade Federal do Acre.

O período até os três anos é o principal para o desenvolvimento do cérebro. A alimentação, o afeto e todo o suporte favorecem não apenas o crescimento na infância como na prevenção de doenças na vida adulta.

O estudo foi feito na cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre e iniciado em 2015. Foram convidados 1.500 mães e bebês que nasceram no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, principal maternidade da região.

De acordo com a professora, foi identificado uma alta prevalência de anemia nas mães (40%). A anemia no parto é um componente de risco para hemorragias e morte.

Outra observação feita foi a queda da procura por vacinas. Também chamou a atenção no estudo que menos de 50% dos bebês tiveram aleitamento materno exclusivo no primeiro mês.

O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 14h às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

 

Criado em 06/09/2018 - 15:26

Mais do programa