Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

#DezembroLaranja: mutirão presta atendimento gratuito e esclarecimentos sobre o câncer de pele

Ação reunirá cerca de quatro mil médicos dermatologistas e voluntários em mais de 130 postos de atendimento em todo Brasil

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 30/11/2018 - 16:45

O Tarde Nacional desta quinta-feira (29) falou sobre o #DezembroLaranja, campanha voltada para conscientização em relação ao câncer de pele. O entrevistado foi o coordenador do Departamento de Oncologia Cutânea da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Pedro Dantas.

Ele explicou que a principal causa do câncer de pele é a exposição solar desprotegida e crônica. O médico alertou também para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

“Apesar de, na maioria das vezes, o câncer de pele ser curável quando descoberto mais inicialmente, ele é responsável por boa parte das neoplasias. Na verdade, é o câncer mais frequente dentre todos os cânceres. Então, a cada três casos de câncer, um é câncer de pele. Mas, por sorte, são os que conseguimos uma taxa de cura alta quando descoberto de maneira precoce” ressaltou.

Pedro Dantas explicou a “regra do ABCDE” (assimetria, bordas, cor, diâmetro e evolução): uma forma de avaliar as alterações na pele que podem sinalizar pintas perigosas ou melanomas.

O dermatologista falou também do mutirão de prevenção que acontece no sábado, dia 1º de dezembro, das 9h às 15h, em diversos postos de atendimento no país. A ação vai reunir cerca de quatro mil médicos dermatologistas e voluntários que realizarão consultas gratuitas. Informações sobre os postos de atendimento poderão ser consultadas em www.sbd.org.br/controleOsol/exame-preventivo-gratuito

Quer ouvir a entrevista na íntegra? Então clique no player abaixo:


Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

 

Criado em 30/11/2018 - 16:49

Mais do programa