Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tarde Nacional explica o que é menopausa

Especialista comentou os principais desconfortos desta fase da vida da mulher e falou sobre os resultados da reposição hormonal

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 25/10/2018 - 14:20

O Tarde Nacional do dia 25 de outubro tirou muitas dúvidas a respeito da Menopausa. A entrevistada foi a Diretora do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Amanda Athayde. 

Ela falou sobre os problemas e desconfortos mais comuns associados à Menopausa, como as ondas de calor, a insônia, o cansaço, a perda de memória, a osteoporose e o ressecamento vaginal. Explicou também como se dá a reposição hormonal e em quais casos ela não é recomendada.

Segundo Amanda Athayde, muitos fenômenos psicológicos podem estar associados a essa fase da vida da mulher, inclusive a depressão.

“O hormônio feminino estrogênio é responsável pela manutenção de uma certa estabilidade emocional. Na ausência dele, a mulher pode se tornar mais irritadiça ou mais depressiva. E é uma idade difícil, em que os filhos estão saindo de casa, o casamento pode não estar tão bom quanto era...”.

Para a médica, o ideal é que a mulher converse com seu médico sobre seus medos, desconfortos e sentimentos, mesmo que não consiga associar o sintoma à Menopausa.   

Quer ouvir a entrevista na íntegra? Então clique no player acima!

O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 25/10/2018 - 16:59

Mais do programa