Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

99% das escolas ribeirinhas do AM não têm saneamento, segundo FAS e Unicef

Esse e outros dados fazem parte da publicação intitulada “Recortes e Cenários Educacionais em Localidades Rurais Ribeirinhas do Amazonas”

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 07/12/2018 - 14:32

O Tarde Nacional desta sexta-feira (7) falou sobre o cenário da educação rural em comunidades ribeirinhas do interior do Amazonas. A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e o Unicef visitaram 85 escolas de 68 comunidades em 5 municípios e os dados coletados resultaram na publicação intitulada “Recortes e Cenários Educacionais em Localidades Rurais Ribeirinhas do Amazonas”.

Quem conversou com o Tarde Nacional sobre a publicação recém-lançada foi o supervisor de educação da FAS, Arthur Goerck. Segundo ele, o relatório representa um marco e amplia o leque de informações sobre a região, para que a educação na Amazônia seja repensada.

Entre os dados apresentados pela pesquisa, está o que mostra a porcentagem de classes “multi-seriadas”: 74% das escolas organizam o ensino com um professor dando aula do primeiro ao quinto ano e outro do quinto ao nono ano. Outros números que chamam a atenção estão relacionados ao saneamento básico: 99% das escolas visitadas não têm tratamento de água e esgoto, 70% não têm banheiro e 50% usam água do rio. Além disso, 98% das escolas não têm nenhum tipo de material didático específico para a realidade amazônica.

Goerck acrescenta que, além dos dados coletados, o relatório conta com muitas falas de professores, alunos e famílias, o que mostra, de forma mais completa, um panorama das dificuldades e desafios para o ensino em regiões longínquas.

 

Ouça a entrevista no player.

O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 07/12/2018 - 17:34

Mais do programa