Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Embrapa desenvolve projeto que leva novas alternativas alimentícias a indígenas no Acre

Atitude também incentiva resgate da cultura local e melhoria na saúde

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 21/12/2018 - 13:00

O Tarde Nacional -Amazônia desta sexta-feira (21) falou sobre um projeto da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) que, em uma de suas etapas, tem como objetivo incentivar a comunidade indígena Puyanawa a incluir em sua alimentação plantas e vegetais nativos que possuem alto teor nutricional, mas não são muito conhecidos. O entrevistado foi o pesquisador da Embrapa Acre, Moacir Haverroth, coordenador do projeto.

Ouça a entrevista no player abaixo:


Ele contou que o incentivo ao uso das Plantas Alimentícias não Convencionais, ou PANCs, é parte de um projeto iniciado em 2017 com o intuito de fortalecer a agricultura indígena na região. Também esclareceu que atualmente se encontram na fase de levantamento de dados, para descobrir quais plantas podem ser utilizadas e se já são conhecidas pelos indígenas.

 

"O próximo passo é implantar hortas caseiras com PANCs e plantas medicinais, que poderão ser utilizadas pelo posto de saúde e para merenda escolar na aldeia", destacou ele.

 

Moacir acrescentou ainda que, além de incrementar a alimentação da aldeia, essas atividades também incentivam o resgate da própria cultura puyanawa, pois muitos dos alimentos eram utilizados por seus antepassados. 

O pesquisador contou que as próprias lideranças indígenas participaram da elaboração do projeto.

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 24/12/2018 - 12:14

Mais do programa